Crítica: Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
9/1060/1007,4/1079%78%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 22.7.2018.

De uns tempos para cá, filmes musicais têm sofrido grande preconceito por parte tanto do público quanto da crítica. Às vezes, porém, aparece um que conquista a plateia, seja pela história, seja pelo repertório escolhido, com canções já conhecidas (os chamados “jukebox musicals”). Foi o que aconteceu em 2008 com o lançamento de Mamma Mia!, um grande sucesso de bilheteria, utilizando as músicas mais famosas da banda sueca ABBA.

Dez anos depois, as músicas do ABBA voltam às telas do cinema em Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo! e, como a própria canção diz: “como posso resistir?”

Enquanto no primeiro filme vemos Sophie (Amanda Seyfried) tentando descobrir quem é seu verdadeiro pai (Sam, Harry ou Bill), no segundo filme, às vésperas da reinauguração de seu hotel, vemos Sophie aprendendo sobre como foi o passado de sua mãe Donna (Meryl Streep).

O filme é, portanto, uma mistura de flashbacks com cenas atuais. Na parte referente aos anos 1970, Donna (interpretada, nesta fase, por Lily James) se forma em Oxford e decide se mudar para a Grécia. No caminho, conhece e se envolve com Sam (Jeremy Irvine), Harry (Hugh Skinner) e Bill (Josh Dylan).

Nos dias atuais, Sam (Pierce Brosnan) é quem ainda vive na Grécia com Sophie, enquanto que Harry (Colin Firth) e Bill (Stellan Skarsgård) a visitam na reinauguração do Hotel Bella Donna, em homenagem à mãe.

Apesar de filme original contar com quase todas as músicas de sucesso do ABBA, esta continuação não deixa a desejar, com algumas canções sendo reprisadas e outras, menos conhecidas, ajudando a contar bem a história.

É um musical leve e divertido, sem pretensões de ser nada além disso. E é possível perceber que o próprio elenco sabe disso, dançando ao som de Dancing Queen, Super Trouper, etc. Além disso, há momentos mais tocantes e a maternidade é homenageada quase o filme inteiro (com destaque para “My Love, My Life”).

O destaque é Lily James, que encanta como a jovem Donna, e Cher (claro), que interpreta a avó de Sophie, apesar de ter pouco tempo na tela.

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo é o filme perfeito para os tempos atuais e uma fuga deliciosa para um mundo muito mais colorido e divertido.



Leave a Reply