Crítica: Mortdecai – A Arte da Trapaça (2015)

Minha notaIMDbRotten Tomatoes
CríticosPúblicoCríticosPúblico
2/1027/1005,5/1012%31%
Números obtidos do IMDb e do Rotten Tomatoes em 10.7.2015.

Estamos em julho, mas posso afirmar que “Mortdecai” é provavelmente um dos piores filmes do ano. Claro que existem outros filmes ruins e ainda há tempo para um pior este ano, mas “Mortdecai” falha em todos os critérios: o roteiro, a atuação, os cenários, etc.

O filme conta a história do Lorde Charlie Mortdecai (Johnny Depp sem graça), um negociante de arte britânico que é convocado a ajudar a polícia, liderada por Martland (Ewan McGregor) a recuperar uma pintura de Goya. Em sua busca, ele acaba indo para lugares diferentes, desde a Rússia até Los Angeles, e recebe a ajuda de sua esposa Johanna (Gwyneth Paltrow).

O enredo é bem confuso, com cada personagem com um objetivo pessoal diferente. O que fica claro desde o início é que Johanna odeia o bigode de Mortdecai. Ela afirma que a faz querer vomitar toda vez que ele tenta beijá-la. E essa “piada” que não funciona, na minha opinião, é repetida inúmeras vezes durante o filme, o que me fez pensar “Por que todo esse alvoroço por causa de um bigode ridículo?”.

O elenco também inclui Paul Bettany (que vem colaborando com Johnny Depp em seus piores filmes), Olivia Munn e Jeff Goldblum. Mais uma vez, todos eles deveriam ser engraçados, mas eu não ri.

Como uma admiradora de Johnny Depp, este filme me deixa triste e brava com ele ao mesmo tempo. Triste porque é mais um em uma série de filmes ruins lançados nos últimos anos, como “Transcendence: A Revolução”, “Sombras da Noite” e “O Turista” (não achei “O Cavaleiro Solitário” tão ruim assim). Brava porque ele foi um dos produtores executivos de “Mortdecai”, então ele provavelmente pôde opiniar na maioria das decisões tomadas no filme! Será que ele realmente não percebeu que o filme não era engraçado? Nós todos sabemos que ele gosta de interpretar personagens excêntricos, mas Mortdecai, ao contrário de seus outros personagens diferentes, não é agradável de assistir. Espero que ele se redima no próximo filme “Aliança do Crime” (o trailer parece promissor).

O resto do elenco também não me impressionou. O personagem de Gwyneth Paltrow se queixa do bigode de Mortdecai tantas vezes que eu parei de prestar atenção a partir de em um ponto. O personagem de Paul Bettany basicamente, faz duas coisas no filme: responde: “Sim, senhor” e “não, senhor” para Mortdecai e tem casos com várias mulheres.

O diretor, David Koepp, também me decepcionou, já que escreveu bons roteiros em sua carreira (Jurassic Park; Missão Impossível; Homem-Aranha; etc.). Mesmo que ele não tenha escrito “Mortdecai”, tinha certeza de que ele perceberia que este roteiro não é bom, mas, infelizmente, isso não aconteceu.

Portanto, é fácil entender por que este filme só arrecadou um pouco mais de US$ 7 milhões nas bilheterias dos EUA, apesar de seu orçamento de US$ 60 milhões. Não é só porque ele foi lançado durante o inverno; é porque não vale a pena enfrentar o frio para vê-lo.

Leave a Reply