Gilmore Girls: Revisitando Stars Hollow Depois de 20 Anos

AVISO: ESTE POST CONTÉM SPOILERS DE TODAS AS TEMPORADAS DE GILMORE GIRLS

Em 5 de outubro de 2000, o primeiro episódio de Gilmore Girls foi ao ar nos EUA! Para comemorar 20 anos do lançamento de uma das minhas séries favoritas, assisti novamente a todos os episódios de suas sete temporadas, além dos quatro especiais lançados na Netflix em 2016.

Foi uma experiência muito interessante por vários motivos. A primeira coisa que me chamou a atenção é que não me lembrava com que frequência Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel) discutiam! Claro, existem as brigas inesquecíveis nas temporadas 5 e 6, mas não me lembrava de que elas tiveram grandes desentendimentos em quase todos os episódios da primeira temporada.

Interessante também notar alguns erros de continuidade. Para começar, há um personagem cujo nome mudou: Kirk (Sean Gunn) foi originalmente chamado de Mick nos primeiros episódios. Além disso, a idade de Rory não é muito precisa: no piloto, descobrimos que ela tem 16 anos mas, alguns episódios depois, comemoram seu aniversário e ela está fazendo … 16 anos! Outro fato interessante que eu não tinha percebido antes: Caesar, o empregado de Luke na lanchonete, é interpretado por diferentes atores ao longo do seriado! O mais confuso, no entanto, está relacionado à avó de Lorelai: a primeira vez que ela é mencionada no programa (temporada 1, episódio 3), está implícito que ela faleceu, com todos os verbos conjugados no pretérito (“Ela era uma mulher e tanto, minha mãe “, disse Richard a certa altura). Então é chocante ver que ela está bem viva no final da temporada!

Outra característica que notei é que raramente vemos Lorelai e Rory comendo de fato. É verdade que elas pedem comida com frequência, mas, na maioria das vezes, nunca terminam as refeições: estão sempre atrasadas para pegar o ônibus ou para encontrar alguém, acabam levando a comida com elas. A exceção provavelmente ocorre durante os jantares de sexta à noite, já que são cenas que duram mais.

Uma coisa positiva de assistir quando você é mais velho é o fato de que você provavelmente irá entender mais referências culturais que os personagens fazem durante a série. Fiquei positivamente surpresa com a quantidade de nomes de pessoas, filmes, livros, músicas, etc., que não necessariamente conhecia naquela época e que agora reconheci!

No entanto, o principal aspecto da série que se destacou dessa vez é o quanto todas as histórias das personagens são baseadas na falta de comunicação. Todo mundo mente ou retém informações e grande parte da trama gira em torno de outros descobrirem os segredos tarde demais e ficarem furiosos com isso. Eu entendo a necessidade de fazer isso, já que o seriado durou 7 temporadas, com 22 episódios em cada uma, então deve acontecer algo para manter as coisas em movimento e interessantes. Acho que não percebi isso quando assisti há 20 anos, um episódio por semana. Porém, quando você os assiste consecutivamente, fica bem claro que as personagens falam muito (e muito rápido), mas não dizem as coisas que realmente importam, prejudicando muitos relacionamentos ao longo do caminho.

Eu poderia continuar e expandir cada um das personagens principais, mas achei que seria mais fácil e mais legal fazer uma lista dos meus episódios favoritos da série! Obviamente, spoilers à frente!

15 – O som das balalaicas (Temporada 6, Episódio 8)

Depois de passar meses longe de sua mãe e de sua vida de estudante, Rory percebe neste episódio que ela precisa colocar sua vida de volta nos trilhos. Ambas as cenas com Jess (Milo Ventimiglia) são esclarecedoras e o público pode ver como ele finalmente cresceu enquanto ela é quem perdeu o rumo.

14 – Seria melhor estar na Filadélfia (Temporada 7, Episódio 13)

Embora este episódio tenha uma semelhança impressionante com o episódio “Perdão e outras mazelas” (temporada 1, episódio 10), com Richard (Edward Herrmann) no hospital e a família correndo para estar ao seu lado, desta vez parece diferente porque Lorelai e Rory tem um relacionamento mais profundo com Richard. É também durante esse episódio que podemos ver que Logan (Matt Czuchry) amadureceu e está pronto para apoiar Rory, enquanto que Christopher (David Sutcliffe) não faz o mesmo com Lorelai. Para surpresa de ninguém, entretanto, Luke (Scott Patterson) aparece para ajudar os Gilmores.

13 – Formatura de Lorelai (Temporada 2, Episódio 21)

Lorelai se formou na faculdade e Emily (Kelly Bishop) e Richard compareceram à formatura! Rory, entretanto, não consegue chegar a tempo porque ela decidiu ir para Nova York para ver Jess. Este episódio é uma montanha-russa de emoções, já que é comovente ver o orgulho nos olhos de Emily e Richard quando Lorelai recebe seu diploma e triste quando ela percebe que Rory não estava lá.

12 – A Preparação (Temporada 4, Episódio 22)

Depois de passarem toda a temporada focadas em abrir sua própria pousada, Lorelai e Sookie (Melissa McCarthy) finalmente chegam lá! O ensaio que elas organizam torna possível que todos os personagens estejam juntos, então podemos testemunhar Emily e Richard tentando esconder o fato de que eles se separaram, Rory e Dean (Jared Padalecki) se aproximando (com a cena final crucial) e Luke e Lorelai ficando juntos pela primeira vez!

11 – Lorelais deprimidas (Temporada 4, Episódio 14)

Acho que esse é o primeiro episódio até aquele momento da série em que Rory e Lorelai não compartilham nenhuma cena porque continuam se desencontrando. Ambas estão completamente sobrecarregadas com seus afazeres e pensam que estão falhando em tudo. É interessante ver as duas percebendo que não são onipotentes.

10 – Piloto (Temporada 1, Episódio 1)

Episódios piloto estão sempre entre os meus favoritos quando assisto a um seriado. Eles proporcionam uma base para a jornada que estamos prestes a seguir e nos apresentam aos personagens principais e seus dilemas.

9 – Boa Viagem (Temporada 7, Episódio 22)

Lembro-me de assistir a esse episódio em 2007 e ficar incrivelmente triste porque a série estava terminando. Adorei ver Christiane Amanpour e foi maravilhoso que Rory a conheceu! Foi definitivamente um final agridoce, com um a cena final replicando a última cena do piloto. No entanto, uma vez que os criadores do show Amy Sherman-Palladino e Daniel Palladino deixaram a série após a 6ª temporada, os fãs sabiam que não era assim que a série deveria terminar, o que me leva ao próximo episódio.

8 – Outono (Gilmore Girls: Um Ano para Recordar, Episódio 4)

Durante as temporadas originais da série, os fãs sabiam que Amy Sherman-Palladino já tinha um final em mente e que consistia em quatro palavras. Com sua saída do seriado, pensei que nunca descobriríamos o que eram essas palavras! Felizmente, isso foi retificado e agora temos um círculo completo, com Rory encerrando a série grávida. Dito isso, eu realmente gostaria que houvesse mais episódios, para que pudéssemos ver o que acontece a seguir … No entanto, pelo menos Emily e Lorelai se encontraram e fizeram as pazes com o que as incomodava em suas vidas.

7 – São cordinhas, Pinóquio (Temporada 3, Episódio 22)

Eu amo a formatura da Rory e seu discurso! Também é muito bom ver Luke participando e é interessante notar a ausência de Christopher, embora não seja surpreendente.

6 – Se você pular, eu pulo (Temporada 5, Episódio 7)

Luke janta com a Emily e vai jogar golfe com o Richard! O que poderia dar errado, né? Rory participando de seu primeiro evento do grupo “Life and Death Brigade” é o ponto alto do episódio para mim, especialmente o salto com Logan no final.

5 – Dou-lhe uma, dou-lhe duas… (Temporada 2, Episódio 13)

Todas as histórias neste episódio são muito divertidas, desde Lane (Keiko Agena) chegando com um plano muito detalhado para encontrar sua paixão secreta até Kirk ganhando a cesta de Sookie e Jackson (Jackson Douglas) tenta comprá-la de volta. Também é ótimo ver Lorelai e Luke comendo juntos, mas o evento principal é o conflito entre Jess e Dean, com Rory almoçando com Jess e perdendo sua pulseira sem perceber.

4 – Ação de Graças à Coreana (Temporada 3, Episódio 9)

O conceito de comparecer a quatro jantares de Ação de Graças é hilário para mim e cada um deles tem algo diferente acontecendo. É também quando descobrimos que Rory está tentando ser aprovada em Yale e que ela não contou a Lorelai.

3 – Sexta, um dia bom para brigar (Temporada 6, Episódio 13)

Ver a Paris (Liza Weil) surtando no Yale Daily News é absolutamente hilário! Também é bom ver Logan se esforçando e ajudando toda a equipe a publicar o jornal. O destaque, claro, como o título alude, é o jantar de sexta à noite – o primeiro desde que Rory saiu da casa dos avós. Toda a sequência é filmada de forma muito dinâmica, com câmeras movendo-se rapidamente entre os quatro personagens da mesa e todos prontos para brigar.

2 – Sinos de casamento (Temporada 5, Episódio 13)

A renovação do casamento de Richard e Emily se transforma em um evento catastrófico quando Christopher aparece e começa a discutir com Luke enquanto Rory e Logan estão finalmente juntos pela primeira vez! Lorelai teve que lidar com muita coisa durante esse episódio e sua decisão de terminar seu relacionamento com sua mãe me deixou ansiosa para ver o que aconteceria a seguir. É o 100o episódio da série!

1 – Caçada aos Gilmore (Temporada 3, Episódio 7)

A maratona de dança de Stars Hollow foi o meu evento favorito da cidade! Lane e Dave (Adam Brody) finalmente decidem se encontrar! Jackson diz a Sookie que ele quer “quatro em quatro” (quatro filhos em quatro anos)! Lorelai e Kirk competem entre si para vencer a maratona! E Rory e Dean terminam (depois de horas de Jess os encarando e deixando Rory com ciúmes)! O ritmo desse episódio é ótimo, com muita coisa acontecendo e figurinos temáticos para torná-lo ainda mais interessante.

Algumas menções honrosas: Resposta (Temporada 3, Episódio 16), Viagem de Namorados (Temporada 6, Episódio 15), Jantar Bracebridge (Temporada 2, Episódio 10) e Descobertas (Temporada 2, Episódio 16).

Todas as temporadas de Gilmore Girls estão disponíveis na Netflix!

Leave a Reply