Opinião: Boyhood – Da infância à juventude (2014)

Toda vez que alguém me pergunta se eu gosto de um filme, faço duas perguntas a mim mesma: (a) olhei para o meu relógio durante o filme? e (b) assistiria esse filme de novo? Minhas respostas para estas perguntas, quando falamos sobre “Boyhood: Da infância à juventude” são: (a) sim, eu olhei muito para o relógio! (principalmente durante os últimos 30 minutos) e (b) não; vê-lo uma vez foi o suficiente.

Então, por que este filme é considerado o favorito para ganhar o Oscar este ano? Ele tem 6 indicações (incluindo melhor filme) e já ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA e Patricia Arquette está ganhando todos os prêmios possíveis na categoria de atriz coadjuvante. E eu realmente não sei o porquê e ninguém foi capaz de me explicar.

O mais interessante sobre “Boyhood” é o fato de que seu diretor Richard Linklater (indicado para melhor diretor) teve a visão para filmá-lo durante 12 anos. Assim, podemos ver os mesmos atores envelhecendo na nossa frente, sem a necessidade de efeitos especiais. Isso é realmente incrível, admito. Muitas coisas poderiam ter dado errado em 12 anos, impedindo que o filme fosse feito. Mas tudo deu certo e o filme é um enorme sucesso entre os críticos. Isso não significa, porém, que todos os envolvidos no filme interromperam suas vidas por 12 anos só para filmá-lo. Na verdade, ele foi rodado em 45 dias espalhados entre 2002 e 2013.

A história mostra a vida de Mason Evans, Jr. (Ellar Coltrane) e os desafios que um menino enfrenta durante o crescimento. Ele também mostra a vida de sua irmã extremamente irritante Samantha (Lorelai Linklater, filha do diretor) e seus pais divorciados (interpretados por Ethan Hawke e Patricia Arquette, ambos indicados nas categorias de atores coadjuvantes). Então vemos a dinâmica das famílias: os casamentos fracassados ??da mãe, a nova família do pai e os desejos e dúvidas de um menino desde o ensino fundamental até a faculdade.

O elenco é muito bom, mas isso não justifica Patricia Arquette ganhando tudo. Quase todas as outras atrizes nesta categoria têm melhores performances, na minha opinião.

Então, resumindo, até o final do filme todos no elenco ficaram 12 anos mais velho e eu também senti que envelheci, e não no bom sentido.

Leave a Reply